Parcelamento IRPF 2021

Como de costume anualmente milhares de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal. O parcelamento do imposto de renda é uma opção que o contribuinte tem de regularizar as suas pendencias, antes de optar pelo o parcelamento é importante que o contribuinte analise se é uma opção vantajosa. Leia abaixo sobre o Parcelamento IRPF 2021.

Parcelamento IRPF 2021
Parcelamento IRPF 2021

Como funciona o parcelamento IRPF 2021?

O parcelamento do Imposto de Renda 20219 é disponibilizado a todos os contribuintes, é preciso saber se vale a pena optar pelo o mesmo.  Sendo assim, existem duas formas de quitar esse imposto:

  • A primeira delas é à vista, feita em apenas uma parcela onde o contribuinte quita de vez toda a pendencia;
  • A segunda opção é realizar o pagamento parcelado com incidência e taxa básica de juros, que incide sob a taxa Selic.
Parcelamento IRPF 2021
Parcelamento IRPF 2021

É muito importante analisar ambas as formas de pagamento, principalmente quando o contribuinte opta pelo o parcelamento, isso porque na grande maioria das vezes essa não é uma das opções mais vantajosas.

Qualquer contribuinte pode parcelar, o parcelamento IRPF 2021 é concedido pela a Receita Federal, em cima do mesmo tem as taxas básicas de juros, as parcelas sofrem reajuste a cada mês, isso é claro de acordo com a evolução da taxa de pagamento.

Para ficar por dentro de todas as informações, não esqueça de consultar quem deve realizar a declaração do Imposto de Renda 2021, cuide também para não perder a data de realização da declaração.

Qual a diferença entre os pagamentos?

Existem algumas mudanças na forma de pagamento do imposto de renda, abaixo iremos citar a diferença entre o parcelamento IRPF 2021 e o pagamento à vista, confira:

  • No pagamento à vista o contribuinte está fazendo a quitação do imposto em uma única parcela, diferentemente do parcelado onde cada parcelamento mensalmente é reajustado;
  • No pagamento à vista não tem a taxa do SELIC, já no pagamento parcelado sim;
  • O pagamento parcelado é realizado apenas pelas as instituições financeiras conveniadas a Receita Federal;
  • No pagamento parcelado é preciso que o contribuinte aceite o debito automático obrigatório.

Agora que já sabe a grande diferença entre ambas, cabe a você escolher a opção que melhor atenda a sua necessidade e em seguida realizar o pagamento do seu imposto, o Imposto de Renda 2021 assim com os outros tem um cronograma a respeito dos prazos, por isso é importante estar atento a todas as informações.

A Receita Federal é o órgão responsável em administrar e gerir todos os dados do imposto de renda, a restituição IRPF 2021 para os contribuintes legíveis e também estabelecida pela a Receita Federal é você deve ficar atento (a) aos prazos.

A consulta pode ser realizada gratuitamente no site da Receita Federal, tem direito a receber essa restituição os contribuintes que pagaram impostos a mais durante o ano de base, que neste caso é 2021.

Quando a sua declaração é realizada você irá informar à Receita todas as suas deduções e em cima de cada despesa e realizado o desconto do imposto, sendo assim os contribuintes irão ganhar descontos, e no final da declaração tem-se esses valores a restituir, seu documento ao ser finalizado segue para a Receita Federal onde os funcionários fazem conferências das informações, estando tudo ok! Seu documento é processado para pagamento que será liberado de acordo com os lotes, se durante esse processo de checagem ocorrer algo de errado com suas informações seu documento ficará retido, de forma que, você seja convidado a retificar o imposto de Renda 2021.