Guia completo da Malha Fina do Imposto de Renda

Malha Fina IR 2021 – Anualmente milhares de brasileiros em todo o mundo efetuam a declaração anual do imposto de renda. IRPF ou IRPJ é chamado de imposto de renda de pessoa física ou pessoa jurídica, nada mais é do que o tributo dos contribuintes, que deve ser pago anualmente ao Governo Federal, desde que os rendimentos anuais obtidos ultrapassem o valor estabelecido pelo o Governo, porém, se na hora de preencher a sua declaração, o contribuinte cometer erros, está sujeito a prestar contas à malha Fina da Receita Federal. Veja mais sobre a Malha Fina IR 2021 nesse artigo.

Resumidamente, o imposto de renda nada mais é do que uma arrecadação de uma parte da renda de contribuintes e empresas para o Governo Federal. É um imposto simples, porém qualquer divergência de dados ou informações podem implicar que a sua declaração caia na malha fina.

Malha Fina IR 2019
Malha Fina IR 2021

O que é a Malha Fina IR?

A Malha Fina é um processo de verificação de contradições da declaração do imposto IRPF 2021 e IRPJ 2021. Esse procedimento age para conferir os processos de declaração que possuem alguma pendência, e impossibilitam a restituição. Sendo em alguns casos necessário uma investigação mais aprofundada realizada pela Receita Federal.

O processo da declaração do Imposto de Renda no Brasil passa por uma série de verificações, desde:

  • Informações cruzadas com instituições bancárias;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Informações emitidas pelo próprio contribuinte.

Quando acontece da declaração cair na Malha Fina IR 2021, o contribuinte tem acesso a pendência e pode realizar a retificação do Imposto de Renda 2021. Dessa forma, será possível seguir com o processo, e após determinado período a restituição será deferida. É possível ainda que o contribuinte tenha problemas com financiamentos, compras, contas bancárias, entre outras coisas.

Como funciona a Malha Fina do IR 2021?

É comum muitos contribuintes caírem na malha fina IR 2021, seja por erros simples de digitação até os mais graves que é incompatibilidade de informações ou divergências das mesmas, ao enviar a sua declaração à Receita Federal vai checar toda a veracidade das suas informações prestadas naquele documento.

Sendo encontrada qualquer divergência ou inconformidade a declaração do imposto de renda 2021 volta ao contribuinte para que dentro de um prazo ele esclareça e apresenta a Receita Federal a veracidade dos pontos encontrados pela a Receita, sendo assim, regularizada sua declaração.

Declaração Imposto de Renda 2019
Declaração Imposto de Renda 2021

Quais Fatores Levam a Cair na Malha Fina IR

  • Incompatibilidade de Informações;
  • Preenchimento incorreto;
  • Divergência de informações;
  • Falta de comprovantes;
  • Omissão de dados a Receita Federal.

Consulta Malha Fina IR 2021

Poucas pessoas sabem, mas é possível verificar se a sua declaração do imposto de renda caiu na malha fina pela a internet. Se você caiu na malha fina você irá precisar esperar até meados do ano de 2017, pois é quando o Governo Federal faz a divulgação dos contribuintes que foram retidos na malha fina.

A consulta é realizada através do portal a seguir, www.cav.receita.fazenda.gov.br, no período de consulta, basta seguir o passo a passo, informando todos os dados solicitados, para que você tenha acesso as informações da Receita Federal.

Já no início de cada ano as pessoas costumam se preparar para efetuar a declaração, o imposto de renda 2021 é um dos impostos mais importantes do país, por isso é extremamente necessário e importante deixa-lo regularizado com a situação em dia com a Receita Federal.

Consulta Malha Fina
Consulta Malha Fina

O pagamento do imposto de renda é responsabilidade de uma grande classe de trabalhadores espalhados pelo o mundo, a prestação de contas com a Receita Federal é anualmente e deve ser realizada para que o seu CPF não fique irregular com a Receita Federal.

Através do pagamento do imposto de renda o estado custeia diversos outros projetos de desenvolvimento, o imposto de renda é um dos principais meios de abastecimento dos cofres públicos do país, é importante que o contribuinte saiba que sonegar impostos é crime, além de manter a situação irregular em diversos órgãos públicos e federais espalhados por todo o mundo, por isso procure manter a sua declaração do imposto de renda em dia.