Isenção Imposto de Renda 2021

Os brasileiros possuem determinados compromissos anualmente que são de praxe. Um desses compromissos é declarar o imposto de renda. Muitas vezes, só se lembramos desse documento quando os programas televisivos intensificam suas reportagens acerca deste assunto. O IRPF 2021 é obrigatório para todos os brasileiros, no entanto existem algumas pessoas que podem pedir a isenção imposto de renda 2021. Quer saber se você pode pedir a isenção deste documento? Leia o artigo abaixo!

Isenção Imposto de Renda 2019 - Isenção IRPF 2019
Isenção Imposto de Renda 2021 – Isenção IRPF 2021

Imposto de Renda 2021

O Imposto de Renda é um documento de caráter anual obrigatória a todos os brasileiros. No entanto, para fazer este imposto é preciso que se encaixe em algumas regras. A principal é ter uma renda anual acima da estipulada pela Receita. Por isso, algumas pessoas acabam se livrando de informar sua renda à Receita Federal. O Imposto de Renda 2021 é destinado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas – IRPF e IRPJ.

Após a declaração do imposto, alguns contribuintes precisam pagar algumas tarifas. Para facilitar a vida do trabalhador brasileiro, essa tarifa pode ser totalmente dividida, contanto que o valor dessas tarifas seja com um valor superior a R$50.

Alíquotas IRPF e Alíquota de isenção de imposto de renda

Valor dos rendimentos Alíquota IRPF 2021 Parcela Mensal do IRPF
Até 1.903,98 Isento Isento
Entre 1.903,99 e 2.826,65 7,5% 142,80
Entre 2.826,66 e 3.751,05 15% 354,80
Entre 3.751,06 e 4.664,68 22,5% 636,13
Mais de 4.664,68 27,5% 869,36

Existem duas formas de fazer a sua declaração do imposto de renda. Em 2021, a Receita disponibilizou o programa do Imposto de Renda 2021 para declaração de ajuste anual tanto para seu Desktop quanto pelo celular. Isto mesmo, é possível fazer seu documento aí da palma da sua mão. Ela vem seguindo uma tendência de muitas empresas transferir serviços essenciais para o telefone.

O contribuinte não pode fazer o imposto de renda durante todo o ano. Para tanto, existe um determinado período para executar esta determinada atividade. Geralmente, este período de declaração do imposto é no início do ano. Por isso, neste ano fique bem atento para que não perca o prazo e se envolva em alguns problemas com o leão – mascote da receita federal.

Isenção Imposto de Renda 2021

Ficou determinado pela Receita Federal que determinadas pessoas podem pedir a isenção do Imposto de Renda 2021, desde que esteja incluído em algumas das situações que iremos destacar logo mais. Os contribuintes que devem ser isentos do IRPF devem possuir rendimento vindo de aposentadoria, pensão ou reforma ou também portar alguma doença grave, como:

  • Tuberculose ativa;
  • Esclerose múltipla;
  • AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
  • Alienação mental
  • Fibrose cística;
  • Cegueira;
  • Cardiopatia grave;
  • Hanseníase;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Doença de Parkinson;
  • Neoplasia maligna;
  • Contaminação por radiação;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Hepatopatia grave;
  • Doença de Paget em estados avançados, como osteíte deformante.

É importante lembrar que para ter a isenção imposto de renda 2021 por algumas dessas doenças citadas acima é preciso que tenha um atestado médico informando tal situação. Não basta apenas dizer que tem, há uma necessidade de comprovar tal fato.

Comprovante de Isenção Imposto de Renda

A declaração de isento do imposto de renda não é mais obrigatória desde 2008. Agora, os quem não se enquadrar no rendimento mínimo para ser taxado não precisa fazer nem a declaração de isento, nem a declaração de ajuste anual, pois a receita federal possui meios de controlar as movimentações financeiras e sabe quais cidadãos possuem rendimentos que precisam ser tributados.