IRPJ 2021

Você está lembrando de fazer a sua declaração do imposto de renda? O IRPJ 2021 já está chegando para ser declarado e é obrigatório para as pessoas jurídicas do Brasil. Lembrando que uma parcela das pessoas físicas também devem declarar imposto de renda. Se você não sabe se encaixa dentro dos requisitos obrigatórios para ser um declarante do imposto de renda 2021, acompanhe o nosso artigo que vamos explicar com mais detalhes nos tópicos abaixo sobre o IRPJ 2021, quem deve declarar, como declarar e muito mais.

IRPJ 2019
IRPJ 2021

IRPJ 2021

O IRPJ 2021 é o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas. Ou seja, mais um tributo que essa parcela da população precisa declarar e pagar para o governo de forma obrigatória.

O IRPJ é um imposto recolhido pela Receita Federal, órgão que faz parte do governo federal. Este tributo pode ser escolhido em ser declarado de forma trimestral ou de forma anual.

Vale lembrar que quem for obrigado a fazer a declaração do imposto de renda, mas não fizer. Sofrerá com multas, taxas e algumas sanções do governo como:

  • Impedimento de tirar passaporte;
  • Abrir contas em banco;
  • Tirar outros documentos oficiais;
  • Etc.

Quem Deve Declarar o IRPJ 2021

É importante saber que uma parcela das pessoas jurídicas deve declarar o imposto de renda, e outra parcela, não.

Os empresários que estão na faixa de microempreendedores individuais ou MEI não precisam fazer a declaração do IRPJ 2021, já que essas duas categorias são consideradas isentas pela Receita Federal.

Já outras duas categorias precisam declarar, veja quais são elas:

  • Pessoas Jurídicas Inativas: empresas que não tiveram operação efetiva financeira ou patrimonial;
  • Pessoas Jurídicas Ativas: são empresas que fizeram transações financeiras com outras empresas com envolvimento de outros impostos, pagamentos para empresas do exterior.

Como Declarar o IRPJ 2021

A declaração pode ser feita de forma online, seguindo alguns procedimentos importantes através do site da Receita Federal.

Se você faz parte do grupo de pessoas jurídicas inativas, e se o procedimento para fazer a declaração do IRPJ 2021 já estiver disponível no portal do órgão, é só seguir os passos a seguir:

  • Acessar o site da Receita receita.fazenda.gov.br;
  • Preencher o formulário com o seu CNPJ ou CPF do responsável da empresa;
  • Digitar os caracteres da imagem que aparece na tela;
  • Depois é só clicar em “Confirmar”.
Como Declarar o IRPJ
Como Declarar o IRPJ

Se for pessoas jurídicas ativas, siga o procedimento de acordo com a contabilidade da sua empresa ou terceirizada. O site da Receita para este grupo de empresa é o idg.receita.fazenda.gov.br.


Como Pessoas Jurídicas Inativas Declaram o IRPJ

Como declarar o IRPF 2019Pessoas Jurídicas Inativas declaram de forma muito simples. Já que está inativa e não possui Receita, basta acessar:

  • receita.fazenda.gov.br;
  • Preencher com CNPJ da empresa ou CPF do dono da empresa ou responsável;
  • Depois é só digitar os caracteres da imagem que aparece e clicar em “Confirmar”.

Tabela com Cronograma IRPJ

Todo ano a Receita divulga um cronograma com as datas corretas para a declaração do IRPJ 2021. Até o momento o órgão ainda não divulgou a tabela, para informações do IRPF 2021, acesse idg.receita.fazenda.gov.br.

Cronograma IRPJ
Cronograma IRPJ

Restituição IRPJ 2021

Após a declaração do IRPJ, algumas empresas podem ter restituição de valores. Ainda não temos informações de 2021, no entanto, há no site da Receita a restituição IRPJ, acesse para mais informações idg.receita.fazenda.gov.br.

Restituição IRPJ
Restituição IRPJ