Extrato IRPF 2021

O Extrato IRPF 2021 é um documento que o contribuinte deve apresentar a Receita Federal, para comprovar que recebe determinado rendimento mensalmente. Esse documentos poderá ser emitido através do portal da Receita Federal gratuitamente em apenas alguns minutos. Confira abaixo como emitir o extrato IRPF 2021.

Muitas pessoas afastadas, aposentadas ou pensionistas ao realizar a declaração do imposto de renda, ainda ficam na dúvida ou não sabem como obter o Extrato IRPF 2021.

Extrato IRPF 2021
Extrato IRPF 2021

Como consultar o Extrato IRPF 2021

Para consultar o extrato de seu imposto de renda 2021, basta seguir os passos indicados abaixo:

  1. Acesse o Portal IDG da Receita Federal, através desse link;
  2. Se você já possui um certificado digital, basta clicar em “Acessar”. Se ainda não possuir, clique em “Gerar código de acesso” e gere o certificado;
  3. Com o código de acesso em mão, acesse esse link;
  4. Preencha seu CPF, código de acesso e senha;
  5. Ao acessar o portal, clique em “Declarações e Demonstrativos”;
  6. Selecione a opção “Extrato do processamento da DIRPF”;
  7. Selecione o ano da declaração que deseja consultar;
  8. Selecione a opção “Extrato”;
  9. Pronto. Basta visualizar e imprimir o extrato da sua declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.
Receita Consulta IRPF
Receita Consulta IRPF

Extrato INSS para Imposto de Renda 2021

O extrato do INSS para Imposto de Renda 2021 é disponibilizado ao contribuinte anualmente através do sistema, com todas as informações importantes e necessárias para a Receita Federal. É importante que tenha uma cópia física deste documento e uma digital, pois você irá precisa enviar o extrato do INSS para a Receita Federal. Caso precise deste documento novamente, terá o mesmo em fácil acesso, em um pen drive ou até mesmo na área de trabalho do seu computador.


Como emitir Extrato INSS para Imposto de Renda

O extrato INSS Para Imposto de Renda 2018 pode ser emitido através de algumas maneiras, a primeira delas é comparecer a uma agencia de atendimento e solicitar no atendimento o extrato do INSS, a segunda é através de uma consulta do imposto de Renda pela a internet, aprenda como emitir o extrato do INSS online.

Extrato INSS para imposto de renda - Consulta do INSS para declaração do IRPF 202
Extrato INSS para imposto de renda – Consulta do INSS para declaração do IRPF 2021

Muitas pessoas preferem o atendimento presencial, caso você opte dessa maneira, pode comparecer a qualquer agencia da Caixa Econômica Federal, munido de todos os documentos pessoais tais como, RG (Registro Geral) ou qualquer outro documento com foto e sua carteira da previdência social.

A tecnologia veio realmente para facilitar o nosso dia a dia, é possível emitir o seu extrato INSS do Imposto de Renda pela a internet de maneira bem simples e fácil. Através do link a seguir https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml você poderá emitir o seu extrato seguindo o passo a passo a seguir:

  • Será aberta uma nova página, informe o ano calendário;
  • Informe o número do seu benefício;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo do beneficiário;
  • CPF (Cadastro de Pessoa física);
  • Informe o código de segurança da página.

Após informar todos os dados solicitados, clique em consultar, e você será redirecionado para a página restrita do beneficiário. É indicado que você salve uma cópia do documento em seu computador, caso precise estará de fácil acesso.


Número Recibo IRPF

Você pode recuperar o número do recibo do IRPF de duas formas, a primeira delas é pela internet através do site da Receita Federal receita.economia.gov.br/, e a outra forma é comparecendo a qualquer posto de atendimento presencial da Receita Federal.

Você deve levar todos os documentos necessários, no autoatendimento você deve solicitar a segunda via do recibo IRPF 2021, o mesmo é comprovante da declaração do imposto de renda. Essa cópia do Extrato IRPF 2021 deve ser guardada no seu computador ou em algum dispositivo de armazenamento de mídia.